O artista brasileiro Romero Britto catapultou para a fama em 1988, quando sua arte foi selecionada para uma campanha de Vodka Absolut.Isso é quando um público de massa tem que ver como ele vê o mundo: explodindo de amor e esperança, que ele expressa em formas geométricas e cores primárias, uma marca que faz com que ninguém hoje mais precise se perguntar quem é Romero Britto – já é explicito.

As fêmeas amarelas e roxas têm lábios cor de cereja e vermelho para plantar beijos em peixes do sexo masculino cor-de-laranja e azul vestindo laço. Ursos de peluche com pelo de retalhos brilhantes abrem os braços para um abraço. Figuras ao estilo cubista com corpos listrados ou pontilhados em meio a borboletas e flores padronizadas. E em todo o lado, há corações.

Britto, descrito como um artista pop neo-cubista, está programado para estar em Rochester na quarta-feira, Nov. 11, para uma recepção noturna e exibição de seu trabalho na galeria Nan Miller em Pittsford. Mais de 50 obras, incluindo impressões de suas edições esgotadas, estarão em exibição. A recepção, das 19: 30 às 21: 00, é gratuita, mas as reservas são solicitadas.

“Para mim, a arte é uma linguagem visual e universal que eu uso para expressar felicidade”, explica Britto em um e-mail:

“Minha intenção é que as cores brilhantes evoquem sentimentos de alegria, otimismo e energia positiva.Miller diz que as peças de Britto para venda incluem suas populares pinturas acrílicas, bem como esculturas. Eles variam em tamanho de 8 por 10 polegadas a 4 por 5 pés, e em preço de US $900 a US $40.000, diz Miller, que foi distribuidor de Britto por 13 anos no início de sua carreira e continua a vender seu trabalho.

Britto, 52 anos, agora vive em Miami, mas ele e sua família passam um tempo na área em sua casa de verão em Finger Lakes.

Britto tem criado arte desde a infância. Aos 20 anos, viajou para Paris, onde foi inspirado pelas obras de Picasso e Matisse. Britto, desenhado para as formas geométricas e cores brilhantes desses artistas, adicionou uma sensibilidade pop art a eles e criou seu estilo de assinatura.

Embora alguns críticos acusem que sua arte é estritamente comercial e não explora temas profundos, Britto nunca vacilou em seus projetos e há muito tempo defende que o valor de sua arte se centra na esperança, amor, felicidade e inspiração. Seu trabalho é amplamente apreciado em Miami, trazendo-lhe enormes vendas e comissões para instalações de arte, particularmente o “Sr. Bem-vindo” de 45 pés de altura em uma estação de Metrô de Miami.

O trabalho apresenta um homem sorridente, cartunista, vestindo um terno multi-padronizado e ostentando um pompadour estilo Elvis. Os seus braços e as suas enormes mãos de palhaço cinzentos são bem-vindos. As obras de Britto são populares em todo o mundo. Eles decoram as paredes de ex-presidentes e atletas profissionais. Ele licenciou seus projetos para empresas, incluindo a Disney, para o qual ele cria versões multi-padronizadas de figuras como Mickey Mouse e Ariel.

Seu trabalho foi incluído em uma exposição especial no Museu do Louvre em Paris e recentemente no Museu de Arte Contemporânea de Earta em São Petersburgo, Rússia.